Num momento muito singular que contou com a presença do Presidente da FPF, Fernando Gomes, Presidente e Vereador do Município de Vila Real, Rui Santos e Alexandre Favaios, Presidente da Liga Portugal, Pedro Proença, Presidente da ANTF, José Pereira, Presidente da ANDIF, Diamantino Gonçalves, Presidente da ANEDAF, Carlos Aberto, e de vários presidentes das ADRs, em representação do movimento associativo, entre outros presidentes/dirigentes dos clubes filiados e de todos os núcleos de arbitragem da AFVR.

A sessão de abertura ficou a cargo de Francisco Rocha, presidente da Assembleia Geral, que começou por “saudar e agradecer a cada um de Vós, a Vossa honrosa presença que muito dignifica e prestigia esta cerimónia de tomada de posse” acrescentando ainda que a “Vossa presença significa também o reconhecimento de todo o nosso trabalho, competência e dedicação que, desde 2015, vimos emprestando aos nossos mandatos”.

Francisco Rocha faz votos que seja possível “continuar a aposta no crescimento do futebol e do futsal (especialmente o feminino); manter e aprofundar a formação de árbitros, dirigentes e treinadores; tornar realidade, a criação da nossa Academia, que terá sede em Vila Real; continuar a aprofundar os nossos canais de comunicação dando, cada vez mais, visibilidade às atividades dos nossos Clubes e da AFVR e consolidar a aposta no trabalho das seleções distritais e da capacitação técnica da AFVR.”

Por último, Francisco Rocha não quis deixar de “agradecer toda a confiança que a Assembleia Eleitoral desta associação depositou nas personalidades que agora vão tomar posse e que corporizam a lista, superiormente, liderada pelo António José Marques da Silva”.

Posteriormente, deu posse aos novos órgãos sociais.

O presidente da Câmara de Vila Real, convidado a proferir umas palavras, enalteceu o trabalho desenvolvido no distrito pela AFVR, na credibilidade da instituição, bem como, na aproximação entre as duas entidades que futuramente levarão a cabo a construção da Academia da AFVR, no Complexo do Monte da Forca.

António Silva, presidente da Direção da Associação de Vila Real, fez questão, de “agradecer o voto de confiança dos filiados, tendo mesmo sido patenteado pela expressiva votação. É uma honra poder liderar esta equipa num ano comemorativo do centenário”. Nessa linha, afirmou que “este facto acresce maior responsabilidade e empenho de todos na defesa dos interesses da AFVR”.

Sem nunca esquecer o caminho percorrido, António Silva falou sobre os novos desafios “estamos a entrar numa nova era, numa instituição que é de todos, que trabalha para todos e que conta com todos para o futuro”… “o aumento da participação desportiva nas atividades de recriação e lazer, desporto para veteranos e o walking football, a inclusão através do desporto de pessoas com necessidades especiais e jovens oriundos de outros países que tem sido impossibilitados de praticar este desporto por questões meramente burocráticas”.

Referiu ainda que “caso a construção da academia da AFVR seja uma realidade, trará com certeza, maior dinamismo ao distrito, ao concelho, aos clubes, a todos os agentes desportivos e a toda a comunidade”.

António Silva terminou a sua intervenção “agradeço aos clubes o trabalho desenvolvido, sem eles não teríamos o crescimento que temos tido até hoje, atingindo a marca dos 4700 atletas” … “por muitas iniciativas, projetos ou ideias que possamos ter, o nosso eventual sucesso deve-se a um grupo de colaboradores que diariamente fazem que tudo seja possível, com enorme empenho, dedicação e profissionalismo”.

Por sua vez, Fernando Gomes, Presidente da Federação Portuguesa de Futebol saudou todos os presentes na cerimónia e deixou uma “referência inicial, que é de elementar justiça e que se deve enaltecer, que é tendo sido um processo eleitoral pacífico, de lista única, ele foi altamente participado, legitimando a liderança do António José”. Outro destaque vai para “o aumento significativo do número de praticantes, essencialmente, o aumento do número de praticantes no feminino”.

Teceu ainda considerações sobre o plano estratégico da FPF, que em parceria com as associações de futebol, tem permitido entrar pelas escolas do 1º Ciclo de todo o país, com o projeto Superquinas, com o crescimento da prática desportiva do walking football, e que a AFVR “tem sido um parceiro a altura, para alcançar os objetivos de crescimento propostos pela Federação Portuguesa de Futebol”.

 Em modo de conclusão, Fernando Gomes, desejou “as maiores felicidades para este novo mandato e que a construção da academia seja uma realidade, acompanhando outras ADRs que já iniciaram e concluíram as suas respetivas academias”.

#AFVRsomosTodos #CentenárioAFVR´