O nosso corpo obtém nutrientes das reservas que criamos através dos alimentos consumidos anteriormente. Obtendo nutrientes através dos alimentos e usando-os instantaneamente. As nossas reservas são limitadas, pelo que é fundamental que os atletas cuidem da sua alimentação.

Se é atleta, deve seguir uma alimentação variada e equilibrada, adaptada às suas necessidades como idade, sexo e atividade física que pratica, entre outros fatores. Ou seja, que no seu dia a dia pode consumir cereais e tubérculos (pão, arroz, batata, cuscuz...), alimentos proteicos (carne, peixe, ovos e leguminosas combinados com cereais), alimentos gordurosos (azeite virgem, frutas secas), legumes, frutas e laticínios e derivados (leite, iogurte...). É importante que você não exclua nenhum grupo alimentar, mas o importante mesmo é que você organize bem as suas refeições e horários.

É muito importante garantir a ingestão de carboidratos antes, durante e após o exercício físico. Cereais, tubérculos e leguminosas são alimentos ricos em carboidratos de absorção lenta, ou seja, chegam ao sangue de forma gradual, e as frutas são ricas em carboidratos de absorção rápida que chegam rapidamente à corrente sanguínea.

Os carboidratos são o nutriente que atua como principal fonte de energia e combustível para o músculo, por isso devemos garantir uma boa ingestão diária. O consumo suficiente previne o risco de quedas e lesões. Recomenda-se que entre 1 e 4 horas antes do exercício seja feita uma ingestão de hidratos de carbono para aumentar as reservas de glicogénio (gasolina muscular), bem como durante o exercício físico para evitar tonturas e, no final, durante as 4 a 6 horas após a atividade, para repor o glicogénio muscular e garantir uma boa recuperação.

Outro ponto é a importância de nos mantermos hidratados. Um adulto normal deve beber entre 1,5 e 2 litros de água por dia para garantir uma boa hidratação, facto que se torna mais importante na prática de desportos, pois quando fazemos exercícios físicos perdemos grandes quantidades de líquidos através do suor. A desidratação afeta o desempenho desportivo e favorece o aparecimento da fadiga, por isso não se esqueça de se hidratar!

Se pratica desporto, lembre-se de que uma alimentação variada e equilibrada no desporto, juntamente com uma boa hidratação, é fundamental para garantir um bom desempenho desportivo e reduzir o risco de lesões. Planeie as refeições antes, durante e depois da atividade física, beba líquidos e keep moving forward!

 

#AFVRsomosTodos