A prática e realização deste tipo de atividade tem sido associada a diversos benefícios e cumprem determinadas características:

1. Habilidades de comunicação

Os desportos coletivos exigem muita comunicação, tanto verbal quanto não verbal. As habilidades de comunicação são fundamentais para manter uma equipa desportiva mais competitiva, seja a conversar com o treinador e o resto da team, decifrando pistas não verbais de outros jogadores ou a expressar pensamentos ou sentimentos após um jogo com o resto do grupo.

2. Ação decisiva

As jogadas desportivas acontecem rapidamente e os atletas desenvolvem as habilidades necessárias para tomar decisões eficazes num espaço de tempo muito curto. Seja um jogador de basquete decida arremessar ou um jogador de futebol perceba que a sua melhor jogada é pedir ajuda a um companheiro de equipa. Os atletas aprendem habilidades críticas de tomada de decisão que os beneficiarão durante e após cada jogo.

3. Trabalho de equipa

O trabalho em equipa consiste em colaborar com outras pessoas para alcançar um objetivo comum. A mistura diversificada de personalidades e configurações ajudará cada jogador a ser adaptável, persistente e paciente. Os desportos coletivos também ensinam um senso de responsabilidade individual e grupal.

4. Gerir o tempo

O compromisso de tempo exigido pelos jogadores pode ser comparável ao de um trabalho em tempo integral, tendo que fazer treinos, competições, jogos, sessões de fisioterapia, etc.

A necessidade exige que os atletas aprendam habilidades valiosas para gerir o seu tempo, caso contrário, eles nunca seriam capazes de acompanhar o mundo do trabalho, académico e desportivo.

5. Reforçar a autoestima e o senso de comunidade

Diz-se que os desportos coletivos reforçam os cinco C's: competição, confiança, conexão, caráter e carinho. No centro de tudo isso está a autoestima, que melhora a interação social, constrói relacionamentos mais fortes e leva a um melhor desempenho profissional ou académico.

#AFVRsomosTodos