Decorreu, no passado sábado, dia 2 de setembro, a V Gala AFVR, que visou premiar as personalidades que mais se destacaram no âmbito do Futebol/Futsal/Futebol de Praia Distrital na época transata, 2022/23.

O Teatro Municipal de Vila Real, foi, pela 3ª vez, o local escolhido, em que mais de 280 individualidades desportivas marcaram presença.

O evento iniciou-se com um Porto de Honra, pelas 17h30 e de seguida, às 18h00, no Grande Auditório, Ricardo Tojal e sua guitarra portuguesa, deram abertura à cerimônia, homenageando Luís Guimarães, funcionário da AFVR, recentemente falecido.

A V Gala AFVR, teve, uma vez mais, a belíssima apresentação pelo prestigiado orador barrosão, Sérgio Mota, que conduziu de forma sublime toda a cerimónia, e chamou a palco António José Marques da Silva (Presidente AFVR), José Alberto Ferreira (Diretor da FPF) e Alexandre Favaios (Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Vila Real) para darem início aos respetivos discursos de boas-vindas.

A cerimónia prosseguiu num ambiente de grande confraternização, com a entrega do prémio Mérito Desportivo- Inclusão/Resiliência. A AFVR, quis também, homenagear e perpetuar José Rodrigues, como um dirigente que dedicou toda uma vida ao AFC Santa Marta de Penaguião, com o prémio mérito desportivo- póstumo.

Na categoria da arbitragem, foram distinguidos os árbitros que foram promovidos nas suas carreiras, tanto em futebol, como em futsal.

Seguiu-se o prémio de mérito desportivo como treinador de formação em futsal e futebol, e mérito desportivo como treinador de futebol e futsal sénior. Seguindo para o prémio mérito desportivo como atleta de futsal feminino, atleta de futsal masculino, atleta de futebol praia feminino e masculino e atleta de futebol sénior masculino.

Um dos pontos altos da noite foi a entrega dos prémios por mérito desportivo aos atletas pela convocatória à seleção nacional de futebol e futsal quando estes subiram ao palco.

A AF de Vila Real, decidiu distinguir Carlos Soares e Bruno Teixeira, ambos ex-funcionários desta Instituição, com o prémio dedicação AFVR, por todo o empenho, dedicação e profissionalismo ao longo de 8 anos.

Chegado mais um momento musical, Bié, subiu ao palco e deixou-nos embalar pela sua arte.

A direção da Associação de Futebol de Vila Real, na V Gala AFVR, também decidiu distinguir com o prémio mérito desportivo aos nossos clubes filiados pelo aumento de número de atletas federados.

Como mérito no percurso no treino desportivo, foram premiadas três individualidades, oriundas do nosso distrito, que mais se destacaram fora do universo AFVR.

Já na reta final, receberam o prémio de mérito como entidade desportiva no feminino e entidade desportiva, prémios estes, atribuídos segundo uma perspetiva temporal entre o início da pandemia e o final da época passada.

Nesse sentido as entidades premiadas foram aquelas que, segundo a direção e gabinete técnico, mais se evidenciaram neste período de tempo com vários feitos de elevada importância.

No momento mais emotivo da noite, Rui Silva subiu ao palco para receber o Prémio Carreira. Àrbitro com 27 anos de dedicação à arbitragem, 7 na 1ªLiga, 14 na 2ª Divisão/2ª Liga, 4 na 3ª Divisão/Liga3, sendo hoje VAR na Liga profissional, e a Fernando Eurico, nascido no Peso da Régua, jornalista desportivo com 36 anos de carreira. Tem demonstrado todo seu profissionalismo na locução radiofónica e televisiva. Além de acompanhar o desporto profissional, na radio e na TV, tem sido grande embaixador do desporto transmontano um pouco por todo lado, nunca se desligou das suas raízes, sendo inclusivamente um fervoroso adepto do clube da sua terra, SC da Régua. Ambos demonstraram gratidão pelo reconhecimento. 

Bié fechou as cortinas desta Gala, seguindo-se um catering convívio.

A AFVR agradece ao Ricardo Tojal e ao Bié pelos belos momentos musicais que nos proporcionaram.

Obrigado ao Sérgio Mota que nunca hesita sempre que o chamamos!

Agradecimento a todos os representantes dos municípios presentes bem como a todos que tornaram possível a realização de mais esta Gala.

Obrigado, Teatro Municipal de Vila Real!

Um Bem-haja a todos!

 

#AFVRsomosTodos