Ainda no âmbito das comemorações do 100º Aniversário da Associação de Futebol de Braga, vai realizar-se na cidade minhota, nos dias 9, 10 e 11 de dezembro de 2022, a Copa Gallaecia, com a participação das Seleções Distritais de Futebol Feminino Sub-14 das Associações de Braga, Bragança, Porto, Vila Real, Viana do Castelo e três Seleções da Galiza (Galiza Norte, Galiza Centro e Galiza Sul).

 

O presidente da AF Braga, Manuel Machado, desafiou, no início deste ano, José Neves, da AF Porto, António Ramos, da AF Bragança, António Silva, da AF Vila Real, Jorge Sárria da AF Viana do Castelo, e Rafael Louzán Abal, da Real Federación Galega de Fútbol, para reativar o Torneio e foi, com entusiasmo, que as congéneres aceitaram o desafio.

 

A Copa Gallaecia assumir-se-á como mais do que um torneio de futebol. Pretende-se, assim, desenhar um programa de intercâmbio e partilha de boas práticas entre as seis associações, envolvendo atletas, coordenadores técnicos e conselhos de arbitragem, fomentando o crescimento e o desenvolvimento da modalidade e, ainda, promover a interculturalidade transformando os três dias da prova num momento de partilha cultural, social e desportiva.   

 

Esta manhã, no Auditório da AF Braga, voltaram a encontrar-se os representantes das cinco associações portuguesas e o representante da Federação Galega de Futebol para o sorteio da prova.

 

Manuel Machado, Presidente da AFBRAGA, abriu a sessão cumprimentando e agradecendo a presença das congéneres portuguesas e espanhola “É uma honra sermos anfitriões da quarta edição da Copa Gallaecia, primeira de futebol feminino, em ano de centenário. Braga recebe um Torneio muito especial. Um torneio único que junta o norte de Portugal e a Galiza numa prova que será de valorização do futebol feminino, das culturas de cada uma das associações e, acredito, pontapé de saída para muitos outros projetos comuns”.

 

José Neves, Presidente da AF Porto, avançou com um desses projetos comuns “A Galiza tem 100 000 atletas inscritos que somados aos milhares de atletas das associações do norte de Portugal criam um contingente interessantíssimo. Assumindo a dificuldade que hoje temos de atrair e reter árbitros, desafiamos a Federação Galega para um intercâmbio de árbitros portugueses e espanhóis”.

 

Fernando Iglésias, vice-Presidente da Federação Galega de Futebol, explicou “Aceitamos desde o primeiro momento o repto de Manuel Machado para esta prova. É uma experiência excelente para todos os envolvidos mas, sobretudo, para as atletas.  Quanto aos árbitros acreditamos ser uma experiência ímpar de crescimento e evolução. Hoje temos 100 000 atletas dos quais 10100 são femininas. Só havia 2 escalões no feminino, temos criado mais escalões para alargar a competição. Sentimos que o futebol feminino está crescer porque o temos potenciado. É essencial investir no futebol feminino e na arbitragem feminina”.

 

António Marques, Presidente da AF Vila Real, afirmou “Esperamos que seja um torneio de muitos, que possam surgir outras sinergias, que a iniciativa cresça para o nível da formação de agentes desportivos, da criação de outras competições. Todos podemos ganhar e depois desta prova estou certo que criaremos novos desafios. Agradeço a AF Braga a resiliência e perseverança em avançar com esta prova”.

 

Esta edição coincide com o centenário da AFBRAGA, a próxima, anuncio já será, no próximo ano, em Viana do Castelo, coincidindo com o nosso centenário. Que sejam 3 dias de partilha de conhecimento e experiência, que possamos no futuro alargar a prova ao masculino e ao futsal e que a Copa Gallaecia termine sempre como começou, com grande entusiasmo!”, referiu Jorge Sárria, Presidente da AF Viana do Castelo.

 

António Ramos, Presidente da AF Bragança, participa na Copa Gallaecia desde a primeira edição “Presenciei as anteriores edições como diretor técnico regional e hoje vivo este momento como presidente. É uma honra fazê-lo uma vez mais a convite da AF Braga e no ano do Centenário desta Associação que tanto prezo. Estou certo de que este torneio será um marco no fomento do futebol feminino da nossa região”.

 

O Presidente da Mesa da Assembleia Geral da AFBRAGA, Alves Pinto, também presente, deixou o seu desejo “Que seja o início de um conjunto de competições que impulsionem derradeiramente o futebol feminino e que este alcance a dimensão do masculino mas mantendo-se como é, puro, livre de incidentes, com a paixão do jogo, da bola a rolar”.

 

Em resultado do sorteio ficou determinado que a Série 1 será disputada pelas seleções da Galiza Centro, da Galiza Norte, da AF Vila Real e da anfitriã AFBRAGA; a Série 2 será disputada pelas seleções da Galiza Sul, da AFPORTO, da AFBRAGANÇA e da AF Viana do Castelo.

 

#AFVRsomosTodos