No decorrer da época passada, direção e gabinete técnico trabalharam com os Clubes filiados em possíveis alterações aos escalões etários das provas distritais de formação, com o objetivo de procurar solucionar alguns problemas que há alguns anos vinham a ser identificados, nomeadamente:

  • A grande maioria das equipas que se sagram campeãs distritais serem formadas por atletas de 2º ano da respetiva categoria, o que fazia com que esses atletas não acompanhassem o Clube na prova nacional da época desportiva seguinte.
  • Verificar-se a existência de um conjunto de jogadores com potencial desportivo, com alguns títulos de campeão distrital no currículo, e que chegavam a seniores sem nunca terem jogado qualquer competição nacional.
  • Os Clubes que subiam, por verem a maioria dos atletas que foram campeões distritais transitar de categoria, eram obrigados a reformular o plantel, sendo que muitas vezes os atletas que ficavam tinham pouco tempo de jogo na época desportiva anterior.
  • No seguimento do ponto anterior, há a considerar que a necessidade de haver uma grande remodelação no plantel originava habitualmente muitas transferências, acabando as mesmas por provocar vários conflitos nas relações entre Clubes.
  • Por fim, vinha a ser notória a dificuldade de estabilidade competitiva na prova nacional, dos Clubes que a cada ano eram promovidos. Analisou-se o a realidade das últimas 4 épocas desportivas em que existiram campeões distritais/subidas aos campeonatos nacionais de Juniores “A”, “B” e “C” (2015-2016 a 2018-2019), e constatou-se que somente 2 equipas se mantiveram no ano seguinte e 7 desceram imediatamente a seguir ao título de campeão distrital. Tendo ainda juntado à análise que os últimos campeões distritais de 2018-2019, na época desportiva 2019-2020, se encontravam todos classificados em posição de descida quando as competições pararam em virtude da COVID-19, ficaram ainda mais evidentes os problemas que anteriormente foram elencados.

Após reunião realizada com os Clubes filiados, em que direção e gabinete técnico da AFVR apresentaram uma possível solução, foram debatidos as suas vantagens e os seus potenciais problemas, sendo que após a recolha dos contributos dos Clubes, chegou-se à proposta final apresentada e aprovada em Assembleia-Geral no dia 31 de janeiro. O quadro abaixo apresenta a visão global das provas distritais de futebol de formação a partir de 2022-2023:

António José Silva, presidente da AFVR, entende que “as alterações que agora entram em vigor poderão ser benéficas para o desenvolvimento dos atletas e, consequentemente, dos Clubes, em comparação com o modelo que estava em vigor. Da reflexão e discussão feita com os Clubes filiados, foi entendimento de todos que face à realidade do nosso distrito, este modelo apresentava associadas mais vantagens do que desvantagens”.

Carlos Soares, diretor técnico da AFVR, também se mostrou esperançoso com o novo modelo, referindo que “estão criadas condições para que as nossas equipas possam ser mais competitivas nos campeonatos nacionais, sendo que o percurso formativo dos nossos atletas pode sair enriquecido por jogarem provas nacionais. Ao mesmo tempo, também a seleção distrital sub-14 poderá aumentar o seu nível competitivo e qualitativo no Torneio Lopes da Silva, na medida em que um campeonato distrital sub-14 com objetivos de subida de divisão, terá um maior impacto competitivo nos atletas dessa idade. Acredito que estas alterações, a juntar às recentes alterações dos quadros competitivos, irão promover contextos de competição muito ricos para os nossos atletas, dos petizes aos juniores, contudo, não nos podemos esquecer que, por si só, a competição não forma melhores atletas, é sempre necessário que o processo de treino e formativo dos Clubes e das equipas tenha também qualidade”.

Para auxiliar os Clubes nesta época 2022-2023 que, por ser de transição para os novos escalões, trará naturais dificuldades e dúvidas, a AFVR elaborou um documento-resumo com os jogadores elegíveis, número de substituições e tempo de Jogo em cada escalão, que pode ser consultado AQUI.

Os regulamentos de cada prova estão publicados e disponíveis no site da AFVR.

 

#AFVRsomosTodos