Decorreu, no passado sábado, 05 de outubro, na Quinta do Paço em Vila Real, a Gala do Centenário da AFVR. Cerca de 200 pessoas estiveram presentes para a celebração dos 100 Anos de História da Associação de Futebol de Vila Real.

O evento iniciou-se com um Porto de Honra, pelas 17h00 e de seguida, por volta das 18 horas, Ricardo Moura, orador barrosão, tomou as rédeas do evento, surgindo em voz off para apresentar o vídeo que marca este centenário, e de seguida, a atuação do artista Pedro Camões, deram abertura à cerimônia. 

Francisco Rocha (Presidente da Assembleia Geral da AFVR), Alexandre Favaios (Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Vila Real), José Alberto Ferreira (Diretor FPF), António José Marques (Presidente AFVR), e Pedro Dias (Secretário de Estado do Desporto), deram início aos respetivos discursos de boas-vindas.

A direção da AFVR decidiu homenagear a título póstumo, duas personalidades que além do percurso desportivo que tiveram, nomeadamente na arbitragem distrital e nacional, deram origem á criação de duas entidades que transportam o seu nome, deixando uma marca incontornável no seio desportivo do nosso distrito. Subiu ao palco, Francisco Rocha para entregar os prémios aos representantes de Sequeira Teles e de Henrique Silva.

Foram premiados também os núcleos de arbitragem que têm sido preponderantes no apoio aos sucessivos Conselhos de Arbitragem regionais e nacionais.  O trabalho colaborativo na formação contínua dos árbitros, tem sido outra das missões que podemos destacar. Por outro lado, enaltecemos a resiliência e dedicação que ao longo de várias gerações tem sido apanágio da classe da arbitragem. Os árbitros e arbitragem fazem parte do jogo e têm representado a AFVR de forma brilhante, quer nas provas internas quer ainda nas provas da FPF.

Núcleo Sequeira Teles, Núcleo Henrique Silva, Núcleo de Árbitros de Futebol e Futsal Alto Tâmega e Núcleo de Árbitros de Boticas foram agraciados na pessoa de Arnaldo Araújo, Presidente do CA da AFVR.

Seguiu-se a homenagem às Forças de Segurança, que têm sido o baluarte da realização de competições, possibilitando que as mesmas decorram com ambientes seguros, de forma organizada e pacifica.

Durante algumas décadas as competições decorriam de forma efervescente e com o desenrolar dos anos a concertação entre forças de segurança, clubes e AFVR foi eliminando progressivamente situações de animosidades nos recintos desportivos.

Destacamos ainda o trabalho dos Bombeiros no primeiro socorro durante a realização das competições. Por todos os cantos do distrito uma equipa de bombeiros esteve sempre presente para que, fundamentalmente aos atletas pudessem ser socorridos no imediato, hoje menos “presentes” no imediato, mas sempre presentes de prevenção para nos apoiar. Na entrega ao Comando Distrital da PSP, Comando Distrital da GNR, e da Federação Distrital dos Bombeiros esteve Luís Costa, Presidente do Conselho de Técnico da AFVR.

Carlos Moreira, Vice-Presidente da direção da AFVR, por sua vez, sobe ao palco para a entrega de prémios à comunicação social. Rádio Universidade FM, Radio Voz do Marão Radio, Clube Aguiarense, Rádio Montalegre, Rádio Alto Tâmega, Jornal de Chaves, Desportivo Transmontano, Noticias de Vila Real e A Voz de Trás os Montes foram enaltecidos pelo trabalho de acompanhamento das atividades desenvolvidas por todos os clubes e Associação, quer através dos relatos radiofónicos quer através da imprensa escrita. A expressão da nossa realidade e identidade tem sido proliferada durante muitos anos através da Comunicação Social, é sem dúvida um tributo enorme que prestamos a todos aqueles que têm/ou tiveram um papel determinante na nossa caminhada.

De seguida decorreu o momento alto da nossa gala, poderíamos inclusive falar do prémio carreira, que tem sido atribuído em galas anteriores, pois bem esta homenagem aos municípios e clubes representa toda a nossa história. Sem todos vós não estaríamos certamente a comemorar 100anos de existência. O contributo dos municípios no apoio há pratica desportiva tem sido de vital importância, para o desenvolvimento desportivo e social de todos.

Os clubes, células principais do desenvolvimento desportivo local e nacional, sem eles não haveria certamente futebol, congratulamos todos os clubes, mas também todos aqueles e aquelas que têm dirigido os mesmos elevando bem alto o seu concelho, a sua freguesia a sua localidade.

À Berta Miranda, vogal da direção, tocou agraciar o Município de Alijó e seus clubes, AC Alijoense, CD Sanfinense, e Associação Vale D’Ouro. Seguido do Município de Boticas e o GD Boticas.

O Município de Chaves e seus clubes; GD Chaves, Geração de Talentos, AD Flaviense, ACD Sto. Estevão, Hóquei Flaviense, e Vidago FC. Seguiu-se o Município Mesão Frio, o SC Mesão Frio e o UFC Barqueiros. Município de Mondim de Basto e seus clubes, Mondinense FC, e o Atei FC.

Tiago Fernandes, vogal da direção, premiou o Município de Montalegre, GD Vilar de Perdizes, CDC Montalegre e GDC Salto. O Município de Murça e o Murça SC. Seguido do Município do Peso da Régua, SC Régua, Amigos Abeira Douro, FC Fontelas, Clube Caça e Pesca e Vila Regula.

O Município de Sabrosa, UDC Sabrosa, AHBV Provesende, e por último, o Município de Santa Marta de Penaguião, FC Santa Marta e SC Cumieira.

 

Filipe Vilas Boas, vogal da direção, agracia o Município de Ribeira de Pena, GD Ribeira de Pena, GD Cerva, e Amigos de Cerva. O Município de Valpaços, CD os Valpacinhos, GD Valpaços, Academia Johnson Januário, CP de Vilarandelo, e Valpaços FC.

Seguiu-se o Município de Vila Pouca de Aguiar, SC Vila Pouca, Juventude Pedras Salgadas, e Sabroso SC. Por último, o Município de Vila Real e seus clubes, o Abambres SC, SC Vila Real, Escola Diogo Cão, Ac. Alves Roçadas, ADC Constantim, Sport Vila Real e Benfica, FC Lordelo, e ASM de Vila Marim.

A cerimónia prosseguiu num ambiente de grande confraternização, chamando ao palco o Vice-Presidente da AFVR, José Manuel Fernandes, para homenagear os ex-funcionários da AFVR pelos serviços prestados a esta instituição e pela dedicação no exercício das suas funções a Isaltina Ferreira, 37 anos ao serviço, chefe de serviços da AFVR, e a Felisberto Rodrigues, 42 anos ao serviço, foi secretário geral da AFVR. O momento emotivo da noite foi ao recordarmos Luis Guimarães, falecido em agosto de 2023, tendo trabalhado na AFVR durante 23 anos na AFVR, no departamento de arbitragem, quando subiram ao palco as suas irmãs.

Seguidamente foram agraciados aqueles que, segundo a Direção, são os verdadeiros rostos da instituição com enorme empenho e dedicação, são os principais elos de ligação com os clubes e agentes desportivos: os atuais funcionários.

Leonel Lopes – atual secretário geral da AFVR;

Bruno Azevedo – Contabilidade e informática da AFVR, responsável pelo programa da integridade da AFVR;

Pedro Ribeiro – Atual coordenador técnico da AFVR, e responsável pelo processo de certificação de entidades formadoras;

Bárbara Martins – Responsável pelo centro de treinos de futebol feminino e pelo projeto das SuperQuinas;

Flora Craveiro – Diretora de comunicação;

José Pedro – Responsável pelo departamento de arbitragem;

Rafael Félix – Departamento de comunicação;

Rafael Pereira – Departamento de comunicação.

Os os atuais funcionários quiseram ainda homenagear António José Marques da Silva, Presidente da Direção da AFVR, que foi surpreendido com uma lembrança por parte dos mesmos.

Já na reta final, houve a troca de lembranças das ADRs e Entidades Classe pela mão de António Silva, Presidente da direção da AFVR.

AF Algarve – AF Braga - AF Bragança - AF Horta - AF Lisboa - AF Madeira – AF Ponta Delgada - AF Porto - AF Santarém – AF Setubal - AF Viana do Castelo - AF Viseu - FPF – Liga Portugal – ANTF – ANDIF – ANEDAF. Foi também agraciado o Governo da Nação através Secretário de Estado do Desporto, Dr. Pedro Dias.

Pedro Camões fechou as cortinas desta Gala Centenária, seguindo-se o jantar convívio.

A AFVR agradece ao Pedro Camões pelo belo momento musical que nos proporcionou.

Obrigado ao Ricardo Moura que conduziu de forma sublime toda a cerimónia.

Obrigado ao artista plástico Óscar Rodrigues, que brindou a AFVR diferenciadamente com uma espetacular pintura com vinho “wineaquarella”, desenvolvida ao vivo pelo artista.

Agradecimento a todos os representantes dos municípios e clubes presentes bem como a todos os convidados.

Obrigado, Quinta do Paço!

Um Bem-haja a todos!

#AFVRsomosTodos #CentenárioAFVR #100AnosdeHistória