O objetivo é claro: que os pais dos jogadores das seleções sejam um exemplo de saber estar, de respeito e de um comportamento ético no acompanhamento da prática desportiva dos seus filhos. Foi este o mote que levou Direção e Gabinete Técnico da AFVR a calendarizar um conjunto de ações de sensibilização junto dos pais dos atletas das diferentes Seleções Distritais.

A primeira ação realizou-se ontem, 5 de dezembro, junto dos pais das atletas do Centro de Formação Desportiva de Futebol Feminino. Ainda esta semana, na quarta-feira será a vez da seleção distrital de futsal feminino sub-17 e no domingo da seleção distrital de futebol masculino sub-14. Em todas as seleções que vão iniciar atividade posteriormente, serão também realizadas estas ações, no primeiro treino de cada uma delas.

Para o presidente da AFVR, Prof. António José Silva, “o futebol e o futsal só são formativos e educativos se forem jogados num clima saudável e o que temos constatado é que comportamentos menos éticos dos adultos estão a criar ambientes de formação menos positivos às nossas crianças e jovens, logo desde muito cedo. O excesso de pressão a que as crianças são sujeitas, a linguagem que ouvem nos campos e alguns comportamentos a que são obrigadas a assistir semanalmente, têm rapidamente que ser alterados. Temos que sensibilizar os dirigentes, aos agentes desportivos que se formam na AFVR, como os treinadores e os árbitros, também temos que lhes fazer perceber a importância do seu comportamento enquanto exemplos para os mais novos, e decidimos ter aqui um papel proativo na passagem desta mensagem também aos pais. Todos temos responsabilidades para melhorarmos o ambiente em que as nossas crianças e jovens praticam futebol e futsal”.

Para além do presidente da AFVR, também Bruno Azevedo, responsável distrital de integridade, e Carlos Soares, diretor técnico regional, tiveram intervenção.

 

#AFVRsomosTodos