Os jogos da fase zonal "Norte" do Torneio Interassociações de futsal feminino sub-19, que decorreram em Vila Pouca de Aguiar e Pedras Salgadas, nos dias 26, 27 e 28 de Fevereiro, chegaram ao fim.

As seleções das Associações de Futebol de Braga e do Porto, que fizeram parte do Grupo 1 jutamente com Vila Real, foram as grandes vencedoras, garantindo, assim um lugar na discussão do título, juntamente com Leiria e Lisboa, apuradas na fase zonal "Sul".

A fase final terá lugar no fim-de-semana de 5 e 6 de março, no pavilhão municipal de Montemor-o-Velho e cujos jogos das meias-finais já estão definidos: Braga - Leiria e Lisboa - Porto.

Consulte as fotos do torneio na página de Facebook desta AFVR

Eis os resultados finais:

FASE ZONAL NORTE (Vila Pouca de Aguiar e Pedras Salgadas)
Grupo 1: Braga, Porto e Vila Real
Grupo 2: Guarda, Viana do Castelo e Viseu
Grupo 3: Aveiro, Bragança e Coimbra

28.02.2016 (domingo)
Viana do Castelo 0-2 Bragança
Coimbra 6-1 Guarda
Vila Real 2-0 Bragança
Viana do Castelo 0-3 Vila Real
Meia final 1: Viseu 0-4 Braga
Meia final 2: Porto 5-3 Aveiro

Restantes jogos
27.02.2016 (sábado)
Vila Real 3-5 Porto
Guarda 1-2 Viseu
Coimbra 5-0 Bragança
Braga 1-1 Porto
Viana Castelo 1-4 Viseu
Aveiro 5-0 Bragança

26.02.2016 (sexta-feira)
Vila Real 4-5 Braga
Guarda 3-3 Viana do Castelo (Viana do Castelo venceu grandes penalidades)
Coimbra 3-7 Aveiro

Balanço do Selecionador AFVR, Prof. Bruno Teixeira

«Aquando da participação no TIA "Cidade de Gondomar"  tivemos oportunidade de defrontar as duas  seleções (AF Braga e AF Porto) que integraram o nosso grupo no TIA oficial, pelo que à partida para o mesmo já possuímos uma ideia clara daquilo que íamos encontrar e das dificuldades que nos esperavam.                

Posto isto, e como já tinha tido oportunidade de sublinhar, sabendo da qualidade das nossas adversárias, esperavam-se jogos altamente competitivos, em que o equilíbrio seria a nota dominante e em que os pormenores seriam decisivos para determinar o vencedor. Claramente, as 3 melhores equipas da zona Norte estavam no mesmo grupo e, nesse contexto, os dois primeiros jogos foram ambos  muito equilibrados e proporcionadores de um bom espetáculo. Sendo que, apesar de termos tido mais bola e mais remates, acabámos por não os conseguir materializar em golos. 

Apesar de o que referi anteriormente ser verdade, temos que ser honestos. Tivemos mais bola e mais remates porque os adversários preparam muito bem os jogos a nível estratégico, pois sabiam das nossas enormes mais-valias individuais e também das nossas limitações ao nível do ataque organizado, algo que carece de muito treino que nós, infelizmente, não conseguimos ter. Braga e Porto sabiam que se assumissem o jogo iriam expor-se a muitas transições, os momentos do jogo em que nós claramente somos mais fortes e foram inteligentes na maneira como abordaram os jogos.  

Estando as 3 melhores selecções no mesmo grupo, alguém tinha que ficar de fora da luta pela fase final, infelizmente fomos nós. Contudo, não podemos branquear as coisas: temos um excelente grupo de jogadoras, fantásticas mesmo, com muita qualidade e potencial, mas temos que trabalhar mais para conseguirmos ser mais fortes colectivamente. Quase todas as equipas que cedem jogadoras às selecções do Porto e de Braga treinam 3 ou mais vezes por semana. A maioria das nossas jogadoras treina no seu Clube 2 vezes por semana e, muitas vezes, treinos de 1 hora. Porto, por exemplo, fez 28 treinos e, pelo menos, 2 jogos de preparação. Nós fizemos 6 treinos e 3 jogos de preparação, sendo que na maioria dos treinos, pelo mais variados motivos, nunca conseguimos juntar todas as jogadoras convocadas. Temos dificuldades ao nível da disponibilidade de pavilhão em horários aceitáveis a meio da semana para treinarmos e ao fim-de-semana corremos sempre riscos de colidir com os jogos dos clubes, algo que não queremos. Depois há a questão da "cultura de selecção", que deveria ser o topo do futsal distrital, onde as melhores treinam com as melhores e jogam com as melhores. Contudo, tem sido muito difícil alargar o leque de escolhas, pois muitas jogadoras ainda elegíveis auto-excluem-se da selecção sem fazer um único treino e sem, pelo menos, vir ver como é o contexto. Isto é mau para o futsal feminino em geral e para este grupo de jogadoras que já apresenta cultura de selecção, pois sabem que se não forem elas também não temos outras opções e, pontualmente, "baixam a guarda". Sei que esta dificuldade não é de agora e sei também que o Gabinete Técnico e a Direcção estão empenhados em criar as condições necessárias para que possamos melhorar em todos estes aspectos. Contudo, os precisamos também da colaboração dos Clubes. Com a possibilidade de aumento do número de treinos das selecções e com mais jogadoras com "cultura de selecção", mais do que a AFVR, quem sairá valorizado serão os Clubes, as Jogadoras e o Futsal Distrital. É esse o nosso único interesse.   

Restava-nos encarar os últimos 2 encontros com o máximo de seriedade e compromisso. Sabíamos que se assim fosse, teríamos muitas possibilidades de alcançar um resultado positivo. A vitória frente à AF Bragança por 2-0, e posteriormente, à AF Viana do Castelo por 3-0, acabaria por ser um merecido prémio para as nossas jogadoras, apesar de elas saberem que têm condições para lutar por outro tipo de resultados. Contudo, volto a frisar, neste momento o nosso foco deve estar na melhoria do processo, pois não achamos ser bom para o futsal distrital o alcançar de vitórias que não advêm de um processo organizado e de qualidade.  

De uma forma geral, e apesar de não termos conseguido o apuramento, o balanço que faço é positivo. Penso que os resultados foram dignificantes e a nossa postura reveladora de ambição e muito compromisso. Fica uma palavra de muito apresso e satisfação às meninas que representaram a nossa Associação, pois foram fantásticas e inexcedíveis. De certo que este TIA representou, para elas, um crescimento a todos os níveis, pois é com jogos como tivemos com Braga e Porto que as nossas jogadoras vão crescer, independentemente de ganharem ou perderem. Um palavra, também, para todas as pessoas que estiveram ao nosso lado e expressaram todo o seu apoio.»