A cidade de Viana do Castelo recebeu a 20.ª edição do Fórum de Arbitragem, evento que se realiza duas vezes por ano e que serve para trabalhar nos principais problemas do setor, envolvendo o Conselho de Arbitragem da FPF e os responsáveis pelos Conselhos de Arbitragem das Associações Distritais e Regionais de futebol.

Durante dois dias, a análise e troca de ideias e estratégias decorreu no Forte de Santiago da Barra, numa organização do CA da FPF, com o apoio das Associação de Futebol de Viana do Castelo e da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Entre os principais assuntos debatidos, destaque para aquela que é considerada a principal preocupação do setor: o recrutamento e a retenção de árbitros, de forma a responder positivamente ao aumento do número de jogos e competições distritais e nacionais. Encontrar estratégias para atrair árbitros e mantê-los em atividade continua a ser um desafio para a arbitragem portuguesa (e europeia), algo que deve envolver todos os agentes desportivos na procura de uma solução comum.

Foi feita uma análise e avaliação da formação contínua disponibilizada pela Academia de Arbitragem a todos os CA distritais e regionais e foram transcritas para o papel um conjunto de medidas reais de implementação local, derivadas do Plano de Desenvolvimento da Arbitragem Feminina, naquilo que se constituiu neste Fórum como o momento privilegiado de envolvência e trabalho prático conjunto. No segundo dia foram abordadas as principais alterações do Regulamento de Arbitragem para 2023-23 que, nos próximos dias, vai entrar em discussão pública.

Antes da passagem de testemunho, na qual o CA da Madeira foi anunciado como próximo anfitrião da edição do Fórum, houve tempo ainda para esclarecimento de dúvidas e partilhas dos Conselhos de Arbitragem presentes. 

No palco, o presidente do CA da AFVC, Fernando Lima, agradeceu todos os apoios recebidos para a organização do evento, aproveitando ao mesmo tempo para elogiar publicamente o trabalho do Conselho de Arbitragem nacional, na pessoa do seu presidente, Fontelas Gomes, pela forma como se envolve de forma contínua e profícua na busca de resolução para os problemas da arbitragem, em particular no trabalho desenvolvido pelas associações distritais. Uma opinião que mereceu, pelos comentários expressos, a concordância generalizada dos responsáveis associativos que marcaram presença neste Fórum. 

Na sessão de encerramento, o presidente da AF Viana do Castelo, Jorge Sárria, congratulou-se pelo facto de esta edição do Fórum de Arbitragem ter tido lugar no ano do centenário da instituição, reiterando o seu apoio total à causa da arbitragem no distrito. O Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Ricardo Rego, destacou o protocolo feito com a AFVC para a construção de uma Academia para o futebol distrital, a concretizar no complexo municipal Manuela Machado até ao final deste ano em que Viana do Castelo é Capital Europeia do Desporto e que servirá, não só para os treinos e jogos das Seleções distritais, mas igualmente para os treinos das equipas de arbitragem do distrito, por forma a dar-lhes mais e melhores condições de trabalho.

O presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, Fontelas Gomes, deixou uma palavra de confiança no futuro do setor, reforçando a ideia de uma crescente necessidade e disponibilidade de colaboração com todas as associações distritais. Num evento que contou igualmente com a presença de um representante da APAF, Gustavo Sousa, e da ANTF, António Oliveira, as palavras finais couberam à Direção da FPF, representada por José Alberto Ferreira, que deixou elogios ao trabalho realizado pelas associações distritais, aproveitando para destacar os projetos atualmente em curso referentes ao Plano Estratégico 20-30 da Federação Portuguesa de Futebol.   

Mereceu unanimidade o elogio à organização do evento por parte dos elementos que constituem o Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Viana do Castelo, num apoio direto ao trabalho do CA da FPF.