A marina de Vilamoura recebeu, esta quinta-feira, a conferência de imprensa de apresentação do Torneio Interassociações Lopes da Silva Algarve'2015, que terá lugar entre os dias 20 (dia em que chegarão as equipas) e 27 de junho. As formações sub-14 que representam as 22 Associações Distritais e Regionais (ADR's) existentes em todo o país vão desfrutar de uma semana de saudável convívio competitivo, em que cada um dos cerca de 400 atletas participantes vai sonhar com a chegada à grande final e em chamar a atenção dos muitos observadores que vão estar presentes.

Os palcos dos encontros da edição de 2015 de um dos mais importantes torneios sob a tutela da FPF serão o Estádio Municipal de Quarteira, o Estádio Municipal de Loulé, o Estádio Municipal de Albufeira, o Estádio Municipal de Salir e o Estádio Algarve.

O Torneio Lopes da Silva não é apenas mais uma competição organizada pela Federação Portuguesa de Futebol. Este evento ultrapassa em muito a simples dimensão competitiva (inquestionavelmente importante e salutar), entrando por caminhos que muitas vezes não são devidamente valorizados num desporto que atingiu dimensão mundial e tem de respeitar os seus admiradores. Esta é uma competição multifacetada, em que se consegue ao mesmo tempo conjugar uma homenagem a um antigo presidente do organismo que tutela o futebol português (Lopes da Silva liderou a FPF entre 1992 e 1993), manter um espaço competitivo que serve de verdadeira antecâmara das seleções nacionais (muitos dos Treinadores Nacionais da FPF estarão, uma vez mais, presentes nos jogos deste torneio com o fim de observar os craques do futuro) e potenciar qualidades importantíssimas nos cerca de 400 jovens participantes, como a sociabilidade, a autonomia e a vontade férrea de vencer (embora não a qualquer preço). 


Os grandes valores do futebol, aqueles que os seus ideólogos no séc. XIX preconizaram, continuam bem presentes no Lopes da Silva e a Federação Portuguesa de Futebol, consciente do significado simbólico e - sobretudo - prático deste torneio para o futebol português, resolveu dignificar ainda mais a edição de 2015, através da realização de uma conferência de imprensa de apresentação que decorreu a bordo do barco "Condor", em plena marina de Vilamoura. Os cerca de vinte minutos de duração desta sessão tiveram, por isso, um cunho de originalidade e informalidade que não é comum, tendo como protagonistas o vice-presidente da FPF, Rui Manhoso, o presidente da AF Algarve, Alves Caetano, e o vereador da Câmara Municipal de Loulé, Hugo Nunes. O presente, o passado e o futuro do Torneio Lopes da Silva foram escalpelizados, sempre num ambiente de grande cordialidade entre as instituições organizadoras do TLS e os representantes dos órgãos de comunicação social presentes. No final da conferência de imprensa, houve ainda tempo para que todos os jornalistas e convidados da cerimónia pudessem desfrutar de um percurso a bordo do "Condor" durante cerca de meia hora.


Eis as principais declarações da conferência de imprensa de apresentação do Torneio Lopes da Silva Algarve'2015


Rui Manhoso, vice-presidente da FPF

"É um prazer para a Federação Portuguesa de Futebol realizar uma conferência de imprensa inédita, nestas condições e neste cenário magnífico de Vilamoura. Este é um torneio não só simbólico, como também importantíssimo para a Federação Portuguesa de Futebol. Os vinte e um anos desta competição demonstram o carinho e o interesse que a FPF tem por ela. Aqui podemos ter a base da primeira seleção nacional, os sub-15. É aqui que os atletas vão ser observados em primeiro lugar pelo corpo técnico da Federação e é daqui que serão chamados para uma primeira análise às suas capacidades. Este torneio mexe com as Associações e é encarado por elas com grande importância porque podem mostrar a todo o país, a todos os olheiros presentes, a todos os técnicos e aos que vêem assistir gratuitamente a estes jogos, a capacidade que os jovens atletas dos seus distritos já possuem. Alguns desses atletas são mesmo familiares de grandes referências que passaram pelo nosso futebol e pelo Torneio Lopes da Silva."

 

"É importante lembrar que o Torneio Lopes da Silva não é só futebol dentro do campo.. Teremos aqui uma ação muito importante integrada no 'Projeto 1 - Escola de Guarda-redes', com o seu coordenador, Vítor Baía."


"A realização deste torneio só é possível com o empenhamento das Associações e dos municípios que recebem os jogos. O seu papel facilita o nosso trabalho. Obviamente, a organização do TLS é concretizada em parceria entre a FPF e a AF Algarve. Temos a expetativa de vir a assistir a um grande torneio de futebol, num ambiente de camaradagem entre os dirigentes, que iremos reunir no jantar oficial [n.d.r. no dia 24 de junho]. A nossa intenção é unir cada vez mais os dirigentes de futebol e das próprias Associações."


Hugo Nunes, vereador da Câmara Municipal de Loulé

"Gostaria, em primeiro lugar, de registar e agradecer o empenho pessoal do sr. vice-presidente da FPF, Rui Manhoso, em trazer este torneio para o Algarve. Cumprimento, também o sr. presidente da AF Algarve, Alves Caetano, que foi também uma peça fundamental na junção de todas as boas vontades que permitem que Loulé, no ano em que é Cidade Europeia do Desporto, receba o Torneio Lopes da Silva. Esta é uma competição muito importante para nós e insere-se num conjunto de vários eventos que foram pensados por estarem ligados ao futebol. Este torneio foi uma primeira escolha, exatamente por aquilo que significa. Estamos a falar verdadeiramente da festa do futebol no seu esplendor máximo. O nosso concelho tem tradições no futebol e um número muito grande de praticantes. Temos ligações muito fortes com este desporto, mesmo nos escalões de formação. Depois, há outros fatores que contribuíram para que quiséssemos trazer para aqui o TLS. Estamos a falar num universo de mais de 700 pessoas de todas as regiões, de todo o país, que irão permanecer durante uma semana. Encaramos com muita satisfação o facto de recebermos jovens que estão num momento alto do seu período de formação enquanto futebolistas e ainda naquela fase em que é um prazer jogar, alimentando grandes expetativas."

Alves Caetano, presidente da AF Algarve

"Em primeiro lugar, quero agradecer à FPF por ter tomado a inciativa de descentralizar o Torneio Lopes da Silva, levando-o a diversos pontos do país. Sentimos, neste sentido, uma forte mudança desde a eleição do Presidente Fernando Gomes. Há uma maior proximidade e uma maior preocupação com as Associações e, fundamentalmente, uma grande preocupação com o futebol de raíz, o futebol de formação, o futebol não-profissional. Isto traduz-se, também aqui na questão do Lopes da Silva, que é o torneio mais importante que a FPF organiza nos escalões de formação e que agora foi trazido para o universo das Associações. É, para o Algarve, uma grande honra receber esta competição. Queria deixar, ainda uma palavra de agradecimento aos meus colegas das Associações, que desde cedo se mostraram favoráveis à ideia. Deixo, ainda, uma palavra de agradecimento ao município de Loulé, que tem dado um apoio importantíssimo para que o torneio possa aqui ser realizado."

Da esquerda para a direita: Rui Manhoso (vice-presidente da FPF), Hugo Nunes (verador da CM de Loulé) e Alves Caetano (presidente da AF Algarve) em ambiente descontraído.

Os três protagonistas da conferência de imprensa de apresentação do Torneio Lopes da Silva conviveram de uma forma informal com a comunicação social.
 

Clique aqui para aceder ao calendário completo do Torneio Lopes da Silva.

Clique aqui para aceder à convocatória da Seleção Distrital de Futebol Masculino "Sub-14" da AF Vila Real.