António Silva, Presidente da AFVR, congratulou-se por, mais uma vez, “conseguirmos reunir a família AFVR com o intuito de premiar o mérito, a excelência, a competência e a tenacidade de todos os que se destacaram na época 2017/18”. Nessa linha, acrescentou que “os prémios aqui entregues significam muito mais do que a distinção merecida”, uma vez que “todos são os fieis representantes das categorias a que o prémio se destina, mas também representantes dos que não foram nomeados, daqueles que ficam privados de vós aquando da vossa ausência em prol do associativismo, em prol da competição, em prol da exposição social, em daquilo que mais gostamos de fazer: o futebol e o futsal”.

Na memória, a época que findou e que, para António Silva se traduziu pela “competitividade, superação, pelo respeito mútuo e enorme “fair play” dos intervenientes”. Nesse sentido, cumpriu ao presidente da AFVR “dar os parabéns a todos os campeões distritais e vencedores das taças distritais que na época já iniciada irão com certeza bem representar o nosso distrito nas provas nacionais”. Apreço, ainda, para “os clubes que na época passada participaram, com brilhantismo, nos campeonatos nacionais e que representaram condignamente o distrito um pouco por todo o país”. Uma palavra de conforto, também, para “aqueles que, por força dos resultados desportivos, não conseguiram atingir a manutenção nos campeonatos nacionais”.

TAÇA AFVR E DIVISÃO DE HONRA

A II Gala AFVR foi pontapé de saída para a nova época 2018/19 no futebol, com a realização dos sorteios da Taça AFVR e da Divisão de Honra. Este momento foi oportuno, para António Silva saudar e dar as boas-vindas aos quatro clubes que regressam à competição: Cumieira, Sabroso, Alijoense e Constantim. Para estas formações, “votos de muito sucesso”. Com esta novidade, a divisão de honra é disputada, nesta época, por 18 clubes. 

FOMENTO DA PRÁTICA DESPORTIVA

António Silva aproveitou a II Gala AFVR para “destacar a importância dos municípios que, conjuntamente com os seus clubes, nos têm ajudado a realizar o trabalho que todos conhecem e que, por ventura, vão acompanhando”. Nessa linha, o presidente da AFVR recordou “a descentralização de eventos que a associação tem vindo a promover todas as épocas”, o que se traduz “numa realidade incontornável e que queremos continuar”. Ato contínuo, importa também dar enfoque “ao fomento da prática desportiva”, que compreende “o aumento do número de provas e competições que têm vindo a ser realizadas”. Não menos importante, são as “mudanças regulamentares que promovemos desde os iniciados aos seniores”, onde, por agora, “apenas nos juniores e seniores há limite de utilização de jogadores”. Em todos os “outros escalões é permitido que todos os que estão na ficha de jogo possam atuar”. Nota ainda para a formação de novos treinadores, 270 em futebol (nível 1 e 2) e 70 em futsal (nível 1 e 2), facto pelo qual “fomos premiados pela Federação Portuguesa de Futebol e que muitos nos honra”. Importa, ainda, realçar a “preocupação desta direção, em conjunto com o Conselho de Arbitragem, com a formação de novos árbitros, bem como o acompanhamento dos mesmos para melhor serem enquadrados”.

Por outro lado, a política de proximidade que a AFVR tem “mantido com os clubes é inquestionável”. Desde a “presença assídua da direção e elementos do gabinete técnico em jogos, representações institucionais em eventos realizados, bem como da nossa disponibilidade, quer nas instalações da sede, como por via eletrónica ou telefónica”. O objetivo passa por “sermos o mais céleres possível a resolver e ajudar a resolver todas as situações emergentes”.

APOIO FINANCEIRO

Nestas duas últimas épocas, cerca de “22 mil euros foram entregues aos clubes como apoio”. Esse foi “traduzido em material desportivo e à coorganização de eventos juntamente com a AFVR que, conjuntamente com esta gala, cumprem as promessas eleitorais que fizemos”.

TAÇA TRANSMONTANA

Aproveitando a presença do Presidente da Associação de Futebol de Bragança, António Silva “referenciou a criação da Taça Transmontana, que muito nos orgulha” e que tem como intuito “divulgar e promover ambos os distritos com a marca transmontana”. É de prever que “esta parceria possa crescer e ser direcionada ainda para outros vetores”.

Esta direção “orgulha-se imenso do trabalho realizado até ao momento e eu, como presidente, sinto-me completamente lisonjeado por poder ser líder desta ação”. Portanto, “aceitamos as críticas por ação e jamais por inércia”.

AGRADECIMENTO

No final, foi momento para António Silva deixar alguns agradecimentos: “à UTAD, pela disponibilização do espaço, à Câmara Municipal de Vila Real, pela estreita colaboração que temos mantido e pela ajuda na solicitação do espaço, a todos os municípios do distrito pelo contributo no fomento e promoção do futebol e futsal, aos órgãos sociais da AFVR pelo trabalho que têm vindo a desenvolver, ao gabinete técnico e aos serviços da associação, por todo o empenho e dedicação na realização desta gala”. Por fim, um agradecimento mais fervoroso para “a minha equipa de trabalho: a direção. Sem vocês nada disto seria possível. Sonhamos juntos, organizamos juntos, realizamos juntos, estamos juntos!”

Fotografias aqui!