Num torneio que contou com a participação das 22 Associações distritais do País, a nossa selecção classificou-se no 17º lugar, vencendo 1 jogo (2-1 contra Ponta Delgada) e perdendo, de forma equilibrada, os restantes 3 jogos (5-3 contra Braga, 7-4 contra Guarda e 4-2 contra Portalegre). É importante referir que a nossa selecção era constituída apenas por 4 jogadores do escalão Sub-15, tendo a maioria dos nossos jogadores (8) idade de Sub-14.

Fora do âmbito desportivo, os nossos jovens tiveram oportunidade de conhecer várias atracções de São João da Madeira. Uma delas é o turismo industrial, tendo a nossa selecção efectuado uma visita guiada à fábrica de lápis "Viarco".

 

Bruno Teixeira, Selecionador Distrital de Futsal da AFVR considera positiva a participação neste torneio: "Os Torneios Inter-Associações são sempre altamente competitivos. Para além da qualidade individual, é notória a excelente organização que as várias equipas apresentam, apesar de muitas terem um número consideravelmente baixo de treinos, o que dá mais mérito ao trabalho dos vários treinadores. Apresentamos uma selecção que na sua maioria era constituída por jogadores um ano mais novos (Sub-14), que aproveitaram os 4 jogos para crescerem, face à diferença competitiva para com o seu campeonato, pelo simples facto de estarem a jogar contra os melhores jogadores do País no escalão Sub-15. Cresceram, mas foram notórias algumas dificuldades, nomeadamente no que aos fundamentos do jogo (ofensivos e defensivos) diz respeito, algo também explicável pelo facto de apenas existir futsal de formação no distrito de Vila Real, abaixo do escalão de Juniores-A, há sensivelmente 3 épocas e meia. A tendência é, sem dúvida, de crescimento do Futsal em Vila Real e algumas diferenças podem esbater-se com o tempo, quer as que dizem respeito à menor compreensão do jogo contra selecções mais organizadas, quer as que dizem respeito à competitividade que ainda temos dificuldade em igualar contra selecções que se apresentam com jogadores de Futebol, pelo simples facto de não terem competições de Futsal no seu distrito."

 

Já Carlos Soares, Coordenador Técnico da AFVR, faz o seguinte balanço: "Esta época, sem dúvida que os Clubes da AFVR estão de Parabéns! Este ano, sim, o seleccionador sentiu dificuldade para fazer as convocatórias nas várias selecções de futsal. Recordo que na época passada, mas era uma dificuldade já sentida anteriormente, praticamente convocavam-se para os torneios os jogadores que manifestavam interesse em vir à selecção e não, efectivamente, os melhores. Por exemplo, para um primeiro treino, faziam-se convocatórias de 30 jogadores, para prevenir eventuais faltas e, de facto, desses apareciam apenas metade. Este ano, em todos os escalões, conseguimos ter praticamente todos os jogadores que convocamos, o que permitiu aumentar a competitividade nos treinos e nos obrigou a tomar as sempre incómodas (mas boas!) decisões de selecção de jogadores. Começa-se a criar uma 'cultura de selecção' também no futsal e os/as jovens que praticam futsal no distrito começam a perceber, cada vez mais, a importância do 'espaço selecção'.

Na próxima época esperamos o mesmo empenho da parte dos Clubes, sendo que da nossa parte, e uma vez que a tendência é termos cada vez mais matéria humana de qualidade, temos que melhorar os processos de detecção e selecção de jogadores, bem como envolver os treinadores dos nossos Clubes naquele que é o trabalho ao nível de jogo e treino das nossas selecções. Tive oportunidade de estar nas reuniões técnicas de todos os torneio inter-associações de futsal e fiquei muito satisfeito por perceber a semelhança das ideias da nossa equipa técnica com as da Equipa Técnica Nacional para os escalões em causa. Isso demonstra que estamos no bom caminho, mas também nos permite perceber onde temos que melhor ao nível do jogo e treino, não só das selecções distritais, mas também dos nossos jovens futsalistas."