A FPF, a Associação de Futebol de Vila Real (AFVR), a Câmara Municipal de Valpaços e a LDAV - Liga Desporto Amador de Valpaços assinaram, esta segunda-feira, na Câmara Municipal de Valpaços, mais um protocolo que visa unir a prática do futebol e futsal de recreação e lazer na família do Futebol, em conformidade com o disposto no DL 45/2015 de 9 de Abril, que define os direitos exclusivos das federações com utilidade pública desportiva, através da emissão de parecer prévio (homologação) por parte das federações (FPF), relativamente às suas atividades desportivas.

Na cerimónia estiveram presentes Fernando Gomes, Presidente da FPF, Amílcar de Castro Almeida, presidente da Câmara Municipal de Valpaços, António José Silva, Presidente da AF Vila Real, e António Lage, representantes da LDAV - Liga Desporto Amador de Valpaços .

O acordo entre a FPF e os seus parceiros permite que a LDAV continue a organizar as atividades de futebol e futsal de recreação e lazer, nos moldes em que o faziam, passando estes praticantes a integrar a família do futebol. Estimam-se que cerca de 300 jovens sejam abrangidos por este acordo.

Para assegurar uma  plena integração na família do futebol, todos os praticantes têm, de acordo com a lei, de apresentar seguro desportivo e exames médico desportivos.

A FPF já assinou protocolos similares com os municípios de Barcelos, Fafe, Santarém, Vila Nova de Famalicão, Guimarães, Mirandela e Lisboa, além de contratos programa de desenvolvimento desportivos com as autarquias de Pombal e Mealhada.