O Processo de Certificação da FPF teve início em Janeiro de 2015, com o intuito de dar resposta à legislação prevista sobre esta matéria, Lei 28/98, de 26 de Junho (entretanto substituída pela Lei 54/2017, de 14 de Julho).

Para além do imperativo legal, o processo assumiu desde o início o objetivo de avaliar, reconhecer e certificar a atividade de todas as Entidades que disponibilizam formação nas modalidades de futebol e futsal a jovens praticantes até aos 19 anos e, dessa forma, contribuir de forma decisiva para elevar os padrões de qualidade do processo de formação dos praticantes em Portugal.

A partir da época 2018-2019, o processo está aberto a todas as Entidades que disponibilizam a atividade de futebol e/ou futsal para jovens até aos 19 anos, independentemente do seu enquadramento competitivo.

Após o Recenseamento obrigatório já realizado pelos Clubes, estes, para se candidatarem à Certificação, terão que fazer o seu Registo até 30 de setembro e Autoavaliação até ao próximo dia 31 de outubro. O Registo e Autoavaliação é efetuado na plataforma que a FPF disponibilizou aos Clubes que fizeram o seu recenseamento, através do endereço: http://certificacao.fpf.pt/

A A.F. Vila Real refere, ainda, que é de extrema importância que os clubes se candidatem à Certificação e assim participem e façam parte integrante desta reforma estrutural ao nível da Formação Desportiva (nomeadamente no Futebol e Futsal) em Portugal. Brevemente, será agendada uma reunião com os clubes filiados para abordar esta temática.