A Taça das Regiões é uma prova inter-associações que decorre de duas em duas épocas e através da qual a Federação Portuguesa de Futebol pretende apurar a Associação Distrital que vai representar Portugal na UEFA Regions Cup, competição europeia que se disputa na época 2020-2021. Esta competição nacional decorre em duas fases, uma primeira de âmbito zonal que se vai jogar de 20 a 22 de Dezembro e uma segunda fase, para a qual será apurado o 1º classificado de cada grupo da fase zonal, que tem como objetivo de encontrar o vencedor da prova e respetivo representante português a nível europeu.

Com o início dos trabalhos de preparação marcado para o próximo dia 4 de Novembro, o selecionador distrital de futebol, Carlos Soares, entendeu divulgar uma pré-convocatória, que antecede a convocatória para o 1º estágio de preparação. Carlos Soares explica que “esta pré-convocatória teve dois grandes objetivos: o primeiro, foi valorizar o trabalho dos nossos Clubes através da representatividade de todos nesta pré-convocatória, demonstrando que eu e os restantes treinadores distritais observamos jogos de todos os Clubes e somos conhecedores da realidade; o segundo, é salvaguardar eventuais indisponibilidades de jogadores em cumprir o plano de preparação definido, como por exemplo, jogadores que estão a estudar fora e que só vêm treinar à 6ª feia e jogar ao fim-de-semana. Deste modo, garantimos que quando tivermos que divulgar a convocatória para o 1º treino, não teremos problemas com a disponibilidade dos jogadores convocados”.

Relativamente às escolhas dos jogadores, o regulamento da prova define que são elegíveis “jogadores que na data do seu primeiro jogo na competição, tenham pelo menos 19 anos e menos de 40 anos” e que, simultaneamente, sejam “jogadores não-profissionais que integrem equipas de clubes dos Campeonatos Associativos, que nunca tenham assinado contrato de profissional, que nunca tenham jogado numa competição profissional e que nunca tenham realizado jogos internacionais das competições da UEFA (competições juniores excluídas)”. O selecionador distrital explica que foi definido em conjunto pela Direção e Gabinete Técnico da AFVR que “este deve ser um espaço para promovermos o jovem jogador português que joga nas nossas competições distritais, motivo pelo qual definimos que esta seleção será maioritariamente constituída por jogadores abaixo dos 25 anos e, eventualmente, por um ou dois com 26 ou 27 anos”.

A divulgação da convocatória para o 1º estágio de preparação está agendada para o próximo dia 29 de Outubro.

Consulte aqui a Pré-Convocatória ou o Plano de Preparação da Seleção Distrital de Futebol Sénior para a Fase Zonal da Taça das Regiões da UEFA.