Braga recebeu, de 27 a 30 de dezembro de 2017, o Torneio Inter-Associações (TIA) de Futsal Masculino Sub18, com os seguintes resultados da Seleção AFVR:

AF Vila Real 0-6 AF Aveiro

AF Vila Real 2-3 AF Ponta Delgada

AF Vila Real 7-2 AF Évora

AF Vila Real 2-2 AF MADEIRA

 

O Selecionador de Futsal da AFVR, Prof. Bruno Teixeira, faz um balanço claramente positiva desta participação:

"Partimos para o TIA tendo definido objetivos e propósitos bem claros: a valorização e promoção dos jovens jogadores do nosso distrito, dando a conhecer o trabalho que é realizado pelos clubes. Terminado o processo, não tenho dúvidas que os jogadores, pela sua postura, entrega, pelo futsal demonstrado e qualidade das exibições alcançadas, saíram altamente valorizados, assim como os clubes.

Tive oportunidade de referir aquando da antevisão ao TIA, que neste tipo de torneios todos os jogos são difíceis e altamente exigentes, sabendo que teríamos de estar no máximo das nossas capacidades para conseguir vencê-los, sendo que desta vez não foi diferente. Os quatro jogos disputados foram muitíssimo competitivos, em que o equilíbrio foi a nota dominante e em que os pormenores foram decisivos para encontrar o vencedor.

Procurámos partir para cada jogo com o máximo de conhecimento e informação do adversário, na tentativa de não sermos surpreendidos. Nesse sentido, no que respeita à interpretação da estratégia adotada para cada desafio, assim como à assimilação e compreensão da ideia de jogo transmitida ao longo da preparação, estou extremamente satisfeito e orgulhoso com o desempenho dos jogadores, dado terem apresentado um comportamento exemplar, tendo sido empenhados e briosos em todos os momentos.

Foi, talvez, o primeiro TIA em que conseguimos estar “vivos” em todos os jogos, colocando incerteza no resultado até ao final, o que deixa boas indiciações em relação à evolução do Futsal Distrital. No final, a contrastar com a boa prestação alcançada, fica um sentimento amargo em relação aos dois primeiros jogos, mas sobretudo ao segundo, em que produzimos oportunidades em quantidade suficiente para alcançar uma vitória robusta. Também estes momentos fazem parte dos crescimento dos jogadores e estou certo que foram tão importantes para a sua evolução como os restantes.

Em suma, estão de parabéns os jogadores pelo trabalho que desenvolveram, assim como os clubes pelo contributo que prestaram. Fica a certeza que dignificámos ao máximo o Futsal Distrital e a AFVR. Permitam-me, antes de acabar, uma última palavra para os jogadores que não tendo estado presentes no TIA fizeram parte do processo, tenso sido importantíssimo no êxito alcançado, para estes, um muito obrigado! Para todos fica a mensagem que trabalhando com a mesma seriedade, compromisso e determinação, de certeza que o futuro será de sucesso."