A Seleção Distrital de Futebol Sénior Masculino da AF Vila Real, vai disputar, este fim-de-semana, em Mirandela, a Fase Zonal A da Taça das Regiões da UEFA.

O vencedor de cada série irá jogar a fase nacional para apurar o representante de Portugal na final europeia. Além de Mirandela, os jogos da Taça das Regiões vão realizar-se também na Guarda, Aveiro, Setúbal e Beja, num total de 20 Seleções Distritais participantes.

Consulte aqui a Convocatória do Prof. Carlos Soares, para este Torneio Interassociações destinado a jogadores seniores masculinos.

O Coordenador Técnico Distrital deixou ainda estas palavras de antevisão à competição:

O nosso grande objectivo na prova é promover o jovem jogador do nosso distrito, dar-lhe montra através deste torneio de modo a que se perceba que eles têm qualidade para jogar em patamares competitivos superiores. Por este motivo, decidimos ir além do regulamento e apresentar uma selecção jovem, apenas com jogadores Sub-25.

Depois, queremos apresentar qualidade de jogo, mostrar que, pela competência e sentido de compromisso destes jogadores, é possível organizar uma equipa para jogar bom futebol com apenas 12 momentos de preparação. Sabemos que é impossível consolidar o que quer que seja, mas com pequenas ideias e com a inteligência e capacidade de aquisição destes jogadores, vamos ter uma selecção organizada e com um estilo de jogo muito agradável. Por muito que saibamos que na cultura portuguesa o único medidor de sucesso ou insucesso é o resultado, estamos conscientes que só promovemos e valorizamos jogadores se tivermos um estilo de jogo adequado a isso mesmo.

Neste tipo de competições, temos que pensar e trabalhar jogo a jogo. O primeiro jogo será fundamental para perceber até onde pode chegar esta selecção. Estamos muito empenhados em vencer Bragança, pois sabemos que isso nos pode abrir perspectivas interessantes para os jogos seguintes, até porque este ano, para além do 1º classificado de cada grupo (são 5 grupos no total), apura-se, ainda, o melhor 2º classificado.

Claramente a selecção favorita é Braga. Tem um uma base de recrutamento de jogadores incomparavelmente maior à nossa, de Bragança e de Viana do Castelo. Depois, para além  disso, os seus jogadores disputam o Pró-Nacional, que é tão competitivo, eu diria, ao nível do Campeonato de Portugal. Pelo facto de defrontarmos Braga no 2º jogo, mais importante se torna vencer o 1º. Sabemos que com Bragança e Viana do Castelo os jogos serão altamente equilibrados, mas que vamos conseguir ter ascendente durante algumas partes do jogo, esperemos conseguir materializá-lo em golos. Com Braga, vamos ser obrigados a passar mais tempo em momentos de jogo que não são os nossos preferidos, mas para os quais também estamos bem preparados.

Em suma, estou bastante satisfeito com o grupo que vai representar o nosso distrito e com o trabalho desenvolvemos. Dignificar o futebol distrital posso assegurar que o vamos fazer. Mais do que isso, tenho confiança que também é possível, mas só o conseguiremos depois de entrar bem no torneio, ou seja, vencendo o primeiro jogo.