A equipa da AF Porto venceu esta sexta-feira a 23.ª edição da prova interassociações sub-14, ao derrotar a AF Lisboa por 1-0, numa partida disputada no Estádio Municipal de Atletismo de Elvas.

A Seleção da AF Vila Real terminou a prova no 18º lugar e o Coordenador Técnico da AFVR, Prof. Carlos Soares, faz um balanço positivo da nossa participação:

"Estamos muito contentes com a prestação dos nossos jovens. Num contexto altamente competitivo, exigente e difícil, os nossos jogadores tiveram um comportamento irrepreensível. 

A preparação para o torneio não foi a melhor. O facto de o Campeonato Distrital apenas ter terminado a 10 de Junho, fez com que até à última jornada da competição os treinos fossem muito espaçados no tempo (periodicidade de 1 por semana), e após o término do campeonato apenas tivemos uma semana com os jogadores concentrados, na qual fizemos 5 treinos e 1 torneio de preparação mas, claramente, o facto de estes jogadores não estarem habituados a esta carga semanal de treinos fez com que a mesma não tivesse sido muito produtiva. Também por este facto, há que dar todo o mérito aos nossos jovens pela sua prestação, sendo que com a estabilização, a partir da próxima época, do quadro competitivo para este escalão, conseguiremos ter um período mais alargado de preparação com os jovens concentrados quase que exclusivamente na Selecção, pelo que a sua adaptação à realidade que vão encontrar no Torneio Lopes da Silva vai ser melhor.

Esta geração revelou-se especial. Às dificuldades que, naturalmente, um distrito como o nosso encontra neste tipo de competições, acresceu o facto de nesta geração em concreto haver ainda muitos miúdos que não maturaram, o que neste escalão em concreto e em confronto com outras seleções se reflete no resultado. Não obstante, foi de notar o cumprimento rigoroso das regras impostas pela Equipa Técnica e Médica, que não temos dúvidas se refletiram na sua prestação, mas principalmente o rigor que os jogadores colocaram na interpretação daquilo que lhes pedíamos para cada jogo, cumprindo-o à risca e com qualidade e competência. Foi muito agradável de seguir todos os jogos da nossa equipa, seja contra equipas teoricamente mais fortes, seja contra equipas das quais estávamos mais próximos, sendo que a nossa organização e prestação foi sempre elogiada pelas várias pessoas que seguiam os nossos jogos, inclusivamente pelos adversários.

Em suma, os objetivos foram cumpridos no que à prestação diz respeito. Quanto aos resultados, os mesmos não estão de acordo com aquilo que foi a prestação da nossa equipa e dos nossos jogadores, mas a competitividade é tanta que qualquer pequeno pormenor ajuda a decidir os jogos. Estamos certos que com a estabilização dos quadros competitivos (que vai permitir aumentar o número de treinos das Seleções), com a lógica implementada este ano de preparação do Torneio Lopes da Silva a 3 anos (através da criação das seleções Sub-12 e Sub-13) e com a proximidade que vamos ter com os Clubes a partir da próxima época no chamado "Espaço Seleção", estamos certos de estar no bom caminho para aumentar a competitividade das nossas Seleções e, fundamentalmente e muito mais importante, dos nossos Jogadores!".

Clique aqui para conferir os resultados

Clique aqui para conferir a classificação geral

Clique aqui para conferir a classificação dos melhores marcadores

Clique aqui para consultar a classificação do fair-play

Consulte aqui todas as imagens da prova

Consulte aqui a revista oficial da prova, com toda a informação sobre o Lopes da Silva 2017.