A aposta na formação de treinadores é imprescindível para a evolução do Futebol e Futsal no distrito. Sabendo disso, a AFVR promoveu na época que agora está a terminar vários cursos de treinadores, nos quais estiveram envolvidos mais de 100 formandos. 

No Futebol, 38 candidatos a treinadores terminaram esta semana a componente de Formação Específica, que iniciaram após terem completado com sucesso a componente Formação Geral, dando seguimento à sua formação com a realização do Estágio durante a próxima época (2016-2017), para no final da mesma terem acesso ao diploma de treinador UEFA "C" e ao Titulo Profissional de Treinador de Desporto (TPTD) de Futebol Grau I. Há ainda 30 candidatos a treinadores a terminar o seu Estágio do curso UEFA "C"/Grau I na presente época, faltando apenas a entrega dos respectivos relatórios de estágio e dossiês de treinador, que será feita durante este mês de Junho. Assim, foram 68 os candidatos a treinadores de Futebol UEFA "C"/Grau I que estiveram em formação na AFVR durante a época 2015-2016.

Ainda no Futebol, a AFVR promoveu também um curso de treinadores UEFA "B"/Grau II, curso esse que já não se realizava há alguns anos na nossa Associação e no qual estiveram envolvidos 27 treinadores, 15 a realizar as componentes Formação Geral e Específica e 12 a componente de Estágio.

Por fim, também no Futsal se retomou a formação de treinadores, tendo estado em actividade um curso de treinadores UEFA "C"/Grau I, curso esse que contou com a participação de 13 candidatos a treinadores. Estes 13 formandos concluíram esta semana a componente Formação Específica, avançando assim para Estágio na época 2016-2017. 

Para além dos cursos de treinadores, a formação contínua dos treinadores já possuidores de Diploma UEFA e TPTD é uma preocupação da AFVR, pelo que na presente época realizou duas (2) acções de formação contínua para treinadores de Futebol (com um total de 2,4 Unidades de Crédito), uma (1) acção para treinadores de Futsal (creditada com 1,6 Unidades de Crédito) e uma (1) acção de Formação Geral (a valer 1 Unidade de Crédito).

A formação de treinadores é uma aposta da AFVR, quer para melhorar a qualidade do trabalho que é feito nas equipas da nossa região, quer para que possamos estar em condições de cumprir a legislação e regulamentação em vigor, que obriga quem exerce a actividade de treinador de desporto a ter o respectivo titulo e diploma que o habilita a desempenhar essas funções.

 

Cima: Curso de Treinadores de Futebol UEFA "C"; Baixo: Curso de Treinadores de Futsal UEFA "C"; Capa: Curso de Treinadores de Futebol UEFA "B"